Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Homilía do 22º Domingo do Tempo Comum - Ano A

Imagem de Destaque
Seja bem vindo...que bom que estamos juntos neste momento!
Onde quer que você esteja neste momento, cidade, estado, país, agora estamos tão próximos! É muito bom estarmos conectados, principalmente para falarmos de quem mais amamos: JESUS!
Estamos terminando o mês vocacional e em nossa paróquia Padre Mário José tem o costume de abrir o momento da Homilia para leigos fazerem a reflexão.
Domingo passado, como foi dia da catequista, fui incumbida de fazer a reflexão na última missa do dia, as 19:30hrs.
No mesmo dia, tivemos uma manhã de formação, que por sinal foi maravilhosa, para catequistas.
Segue, então, todo a reflexão que Nosso Senhor colocou em meu coração:


Liturgia da Palavra: 


1ª LEITURA  – Jer 20,7-9


Leitura da Profecia de Jeremias: "Vós me seduzistes, Senhor, e eu deixei-me seduzir;Vós me dominastes e vencestes.Em todo o tempo sou objecto de escárnio,toda a gente se ri de mim;porque sempre que falo é para gritar e proclamar:«Violência e ruína!»E a palavra do Senhor tornou-se para mimocasião permanente de insultos e zombarias.Então eu disse:«Não voltarei a falar n’Ele,não falarei mais em seu nome».Mas havia no meu coração um fogo ardente,comprimido dentro dos meus ossos.Procurava contê-lo, mas não podia."

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 62 (63)

Refrão: A minha alma tem sede de Vós, meu Deus. "Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.A minha alma tem sede de Vós.Por Vós suspiro,como terra árida, sequiosa, sem água.Quero contemplar-Vos no santuário,para ver o vosso poder e a vossa glória.A vossa graça vale mais do que a vida;por isso, os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.Assim Vos bendirei toda a minha vida e em vosso louvor levantarei as mãos.Serei saciado com saborosos manjares,e com vozes de júbilo Vos louvarei.Porque Vos tornastes o meu refúgio,exulto à sombra das vossas asas.Unido a Vós estou, Senhor,a vossa mão me serve de amparo."

2ª LEITURA – Rom 12,1-2


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos: "Peço-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus,que vos ofereçais a vós mesmoscomo vítima santa, viva, agradável a Deus,como culto racional.Não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos,pela renovação espiritual da vossa mente,para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus,o que é bom,o que Lhe é agradável,o que é perfeito."

EVANGELHO – Mt 16,21-27


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus : "Naquele tempo,Jesus começou a explicar aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusaléme sofrer da parte dos anciãos,dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas;que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.Pedro, tomando-O à parte,começou a contestá-l’O, dizendo:«Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há-de acontecer!»Jesus voltou-Se para Pedro e disse-he:«Vai-te daqui, Satanás.Tu és para mim uma ocasião de escândalo,pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens».Jesus disse então aos seus discípulos:«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e siga-Me.Porque, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la;mas quem perder a sua vida por minha causa,há-de encontrá-la.Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro,se perder a sua vida?O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai,com os seus Anjos,e então dará a cada um segundo as suas obras".





Reflexão:
"Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Foste forte demais para mim e me dominaste!"
A Primeira leitura traz o desabafo do profeta Jeremias em meio aos sofrimentos vividos pelo anúncio da Palavra. E meio a toda sorte de sofrimento, escárnios, tribulações, provações, injúrias, o profeta apresenta para Deus a sua queixa, mas incia com esta linda declaração de amor, como que dizendo: "Senhor estou enfrentando tantos sofrimentos, está tão difícil, mas o Amor que sinto por Ti, Senhor, é muito maior do que as dores que estes sofrimentos me causam, por isto, decido continuar, seguir adiante na minha missão!"
São Paulo, da mesma forma, ciente de todos os obstáculos e dificuldades e até sofrimentos que o anúncio da Palavra impõe, nos exorta a seguir adiante, a não se conformar com a maioria, a lutar pela transformação deste mundo, por Jesus, com Jesus e em Jesus único Caminho, Verdade e Vida.
O Catecismo da Igreja Católica, artigo 2, tomo 166, diz que o que impulsiona a verdadeira catequese é o amor por Jesus e por Sua Palavra...sendo assim, a verdadeira catequese só produz fruto de vida e transformação se for motivada pelo Amor à Jesus, á Sua Palavra, ao Seu Plano Salvífico.
E, o Plano Salvífico do Pai, no Filho, inclui o sofrimento, a cruz, a renúncia, o desapego!
Por isso Jesus repreende Pedro quando ele demonstra medo pelo sofrimento! O sofrimento faz parte do plano de salvação! Não existe SALVAÇÃO sem SOFRIMENTO!
Quando vemos no ofertório a gotinha de água sendo depositada no cálice com vinho, estamos vendo a nossa parte junto ao sofrimento de Cristo. Uma gotinha de água, só uma gotinha de água no oceano da Misericórdia, só isto Deus te pede!
E, quando nos aproximamos do altar para receber a Santa Comunhão, estamos dizendo para Jesus: "Senhor eu me comprometo com o Teu Plano de Salvação, eu me comprometo com a Tua Paixão, eu desejo fazer a minha parte!"
É, meus irmãos, o nosso Deus se esconde em nosso sofrimento. É o Deus escondido na Cruz! Este é o sentido do nosso sofrimento, precisamos dar sentido a ele para conseguirmos suportá-lo!
Você lembra qual foi a recompensa do ladrão que ao lado de Jesus, conseguiu perceber Deus escondido na Cruz? "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso!" (Lc 23,43)
Eu particularmente sou muito devota da Via Sacra, costumo meditá-la com frequência, pois o Jesus que me conquistou foi o Senhor da Cruz. O Senhor que, mesmo sendo Rei, mesmo sendo Todo Poderoso, aceitou sofrer por mim, por você. Ainda que você fosse, ainda que eu fosse, a única pessoa deste mundo, ainda assim o Sangue Preciosíssimo de Jesus seria derramado na mesma proporção para nos salvar! 
Então eu te pergunto, meu irmão, minha irmã: Tem como resistir a tanto amor? Tem como ficar de braços cruzados diante de tanto amor? Não tem como!
"Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Foste forte demais para mim e me dominaste!"
Eu preciso fazer a minha parte! Eu preciso dizer a este mundo que sou de Jesus! eu preciso lutar para transformar o mundo! Eu preciso renunciar a mim mesmo para seguir o AMOR e anunciá-Lo com todas as minhas forças!
Uma coisa também aprendi com a Via Sacra: o sofrimento de Jesus teve começo e fim. E este fim foi vitorioso. A vitória da vida sobre a morte! A ressurreição!
Aceitar a minha cruz, vivê-la como Jesus me ensinou na Via Sacra, na obediência, no silêncio, na confiança do Pai, na esperança do céu, na certeza da Ressurreição me garante a vitória e eu quero esta vitória na minha vida, na vida da minha família e você, quer?
Eu vi pela TV o Papa Bento XVI falando alguns jovens brasileiros em uma audiência: "Sejam testemunhas de Cristo no mundo!"
Neste domingo, encerrando o mês vocacional, dia do catequista, este é o eco que deve ressoar em nossos corações: o apelo que Jesus nos fez pela boca do Papa Bento XVI: Sejam testemunhas de Cristo no mundo!
Comece por você, na sua casa, no seu trabalho, na sua comunidade. Deixe-se ser impulsionado pelo Amor à Jesus e transforme o mundo, faça a sua parte: ela é preciosa e importante para Deus!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!"

PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário