Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Explicação sobre Sacramento do Crisma

Amado de Deus, que bom estar com voce hoje!
Como fiz, no post passado, o convite para que receba o Sacramento do Crisma os leitores que ainda não o receberam, resolvi postar um informativo sobre a importância de se receber este sacramento que confirma as graças e missões recebidas pelo cristão no Batismo.
Espero que aproveite e que este informativo seja para voce uma motivação maior para que busque o Sacramento.

PAZ!

O que nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação crista cuja unidade deve ser salvaguardada. A  recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal: "pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras".
Por várias vezes Cristo prometeu a efusão do Espírito, promessa que realizou primeiramente no dia da Páscoa e em seguida, de maneira mais marcante, no dia de Pentecostes. Repletos do Espírito Santo, os Apóstolos começam a proclamar "as maravilhas de Deus" (At 2,11) e Pedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é o sinal dos tempos messiânicos. Os que então creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o dom do Espírito Santo. Desde então, os apóstolos, para cumprir a vontade de Cristo, comunicaram aos neófitos, pela imposição das mãos, o dom do Espírito que leva a graça do Batismo à sua consumação. E por isso que na Epístola aos Hebreus ocupa um lugar, entre os elementos da primeira instrução cristã, a doutrina sobre os batismos e também sobre a imposição das mãos. A imposição das mãos é com razão reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação que perpétua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes.
Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, acrescentou-se à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (crisma). Esta unção ilustra o nome de "cristão", que significa "ungido" e que deriva a sua origem do próprio nome de Cristo, ele que "Deus ungiu com o Espírito Santo" (At 10,38).
No rito deste sacramento convém considerar o sinal da unção e aquilo que a unção designa e imprime: o selo espiritual.  A unção com o santo crisma depois do Batismo, na Confirmação e na Ordenação, é o sinal de uma consagração. Pela Confirmação, os cristãos, isto é, os que são ungidos, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo, de que Jesus é cumulado, a fim de que toda a vida deles exale "o bom odor de Cristo.
Por esta unção, o confirmando recebe "a marca", o selo do Espírito Santo. Cristo mesmo se declara marcado com o selo de seu Pai. Também o cristão está marcado por um selo: "Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito" (2Cor 1,21-22; Cf Ef 1,13; 4,30). Este selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, o colocar-se a seu serviço, para sempre, mas também a promessa da proteção divina na grande provação escatológica (fim dos tempos).

OS EFEITOS DO CRISMA:

·        enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer "Abbá, Pai" (Rm 8,15),
·        une-nos mais solidamente a Cristo;
·        aumenta em nós os dons do Espírito Santo;
·        torna mais perfeita nossa vinculação com a Igreja;
·        dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz:

QUEM PODE RECEBER ESTE SACRAMENTO?
Todo batizado ainda não confirmado pode e deve receber o sacramento da Confirmação. Pelo fato de o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia formarem uma unidade, segue-se que "os fiéis têm a obrigação de receber tempestivamente esse sacramento", pois sem a Confirmação e a Eucaristia, o sacramento do Batismo é sem dúvida válido e eficaz, mas a iniciação cristã permanece inacabada.
A preparação para a Confirmação deve visar conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma familiaridade mais intensa com o Espírito Santo, sua ação, seus dons e seus chamados, a fim de poder assumir melhor as responsabilidades apostólicas da vida cristã. 
Para receber a Confirmação é preciso estar em estado de graça. Convém recorrer ao sacramento da Penitência para ser o purificado em vista do dom do Espírito Santo.
Para a Confirmação, como para o Batismo, devem os candidatos procurarem a ajuda espiritual de um padrinho ou de uma madrinha. Melhor seria se fosse o mesmo do Batismo, a fim de marcar bem a unidade dos dois sacramentos, porém se isto não for possível, é necessário apenas que o padrinho ou madrinha seja crismado e que seja um católico praticante.

PAZ!

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